Sobre o que são Clãs

eirinn_go_brach_by_halloweenmage-d388x8b

Clãs é um grupo de pessoas unidas devido a um determinado grau de parentesco e linhagem, definido pela descendência de um ancestral comum. O parentesco baseado em laços pode ser de natureza meramente simbólica, alguns clãs compartilham um ancestral comum “estipulado”, o qual é um símbolo da unidade do clã, e quando esse ancestral não é humano, é um totem animal.

A ligação entre os membros de um clã está associada com a terra, não necessariamente com o sangue, se uma família ou grupo de famílias vive nas terras do clã mas não são aparentados com o chefe, podem declarar fidelidade ao chefe tornando-se, assim, membros do clã.

A relação entre o seu Lider e os seus membros do clã é de lealdade recíproca, sendo esperado de ambos que deem as suas vidas se for necessário, o chefe para proteger os seus homens e os seus homens para protegerem o chefe.

Os membros do clã tinham o direito de possuir terras e de permanecer nas terras do clã onde o chefe ou os chefes providenciavam proteção. Este conceito, conhecido como duthchas (em galês cynefin), é parte da herança e autoridade do clã. Esta era a principal noção acerca da ligação entre os membros do clã até à Idade Média.

 

Os clãs podem ser considerados como unidades políticas, sociais e militares, dentro de uma sociedade mais alargada. Nem todos os clãs têm estas três características, contudo. Em sociedades tribais é natural encontrarem-se todas elas nos clãs, enquanto que, em sociedades desenvolvidas os clãs são apenas associações de família, significando isto que perderam o estatuto político e militar ao longo dos anos.

 

Os clãs funcionam como uma espécie de tribo, e geralmente possui mais de 7000 pessoas, como membros. Alguns clãs podem ser compostos apenas por homens, outros só por mulheres, e outros independente do sexo.

 

Os clãs são chamados de patrilineares, matrilineares e bilateral. Patrilineares é quando os membros são apenas homens, matrilineares é quando são apenas mulheres e bilateral depende das regras e normas de parentesco

A palavra clã vem das formas gaélicas clann, “descendência” ou “família”, tanto em gaélico irlandês como escocês, e clanna, “crianças” A palavra foi trazida para o inglês à volta de 1425 como etiqueta para a natureza tribal das sociedades gaélicas irlandesa e escocesa. O termo gaélico para ‘clã’ é fine (soa como ‘fin’).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s